Translate

domingo, 11 de novembro de 2012

IMPRESSORA EM 3 D

O desenvolvimento da tecnologia é espantoso. Imaginem que até bem pouco tempo atrás para se fazer um jornal ou revista ou ainda um panfleto utilizava-se tipos móveis ou depois a tecnologia off set. Agora todo munto tem uma impressora a jato de tinta ou laser. Em breve você poderá ter uma impressora em 3 dimensões capaz de imprimir volumes simétricos ou não. Dizem alguns que em breve teremos "impressoras" orgânicas. Nada é impossível.
Tive contato com uma destas impressoras no 13º Fórum Internacional de Software Livre que aconteceu na PUC RS entre os dias 25 e 28 de julho de 2012.
O mecanismo é aparentemente simples ao invés de tinta ela joga sobre uma base gotas ou filamentos de plástico derretido que vai formando a peça de acordo com o projetado matematicamente na tela pelo projetista. Assim, é possível copiar brinquedos, peças diversas como por exemplo produzir uma daqueles brinquedos chineses que quebram facilmente e não vale a pena mandar arrumar. Segundo os fabricantes é possível outros materiais e outros tipos de plástico é só ajustar ou calibrar a máquina. O custo de uma delas montada, testada e calibrada sai em torno de R$ 3700,00. 
Veja mais informações em


Nenhum comentário: